jueves, 19 de mayo de 2011

Jane Addams e Mary Richmond: Herança & Actualidade. 150 anos do nascimento das pioneiras do Serviço Social


IV Seminário Internacional do CESSS (Gruo de Investigação: Serviço Social e Sociedade, de la Universidade Católica Portuguesa)

Jane Addams e Mary Richmond: Herança & Actualidade. 150 anos do nascimento das pioneiras do Serviço Social

Lisboa 26 & 27 Maio 2011

Este seminario enquadra--‐se no ámbito do plano de actividades científicas e de investigação do CESSS e representa a sua quarta reunião científica internacional anual sobre investigação social e investigação em Serviço Social. O seminario é também organizado em parceria com o programa de doutoramento em Serviço Social da FCH. O seminario integra--‐se no grupo de investigação do CESSS «Serviço Social & Sociedade: História e Profissão».

No ano académico de 2010/2011 assinalase o 150º aniversario do nascimento de Jane Addams e Mary Richmond, duas das mais importantes pioneiras do Serviço Social. Considerando o relevante contributo destas duas personalidades para a criação da profissão de Assistente Social, o CESSS considera que é absolutamente pertinente não apenas evocar esta data, mas acima de tudo nimar um debate sobre a actual relevancia das suas vidas, pensamento e obra.

O programa baseia--‐se na contribuição de académicos convidados dos Estados Unidos da América e de outros países, com trabalho realizado sobre a obra e pensamento de Jane Addams e Mary Richmond, quer na relação com a criação da profissão de Assistente Social, quer na vertente da sua actividade cívica e social.

Em paralelo, decorrerá uma sessão de apresentaçao de papers como objectivo de estimular investigadores e doutorandos a apresentar o seu trabalho.

Os objectives do seminário sao:

— Contribuir para diseminar e debater a pesquisa actual sobre Jane Addams e Mary Richmond enquanto pioneiras do Serviço Social e enquanto activistas sociais e cívicas;

— Estimular o debate sobre a relevancia do seu pensamento e a sua articulação com as actuais perspectivas em Serviço Social;

— Criar uma oportunidade de reflexão e debate entre investigadores, doutorandos e estudantes pos-graduados sobre os desafíos contemporáneos a o Serviço Social tanto a nível teórico como a nível prático.


La primera intervención del seminario está a cargo de Miguel Mirando, de la Universidad de Zaragoza

No hay comentarios: